Os concursos mais concorridos do Brasil

O Brasil é mundialmente conhecido por ser um país dos concursos, praticamente é o lugar onde a cultura do funcionalismo publico impera e a grande maioria das pessoas sonha em conseguir fazer um concurso publico e ser aprovado para conseguir trabalhar pouco e ganhar muito bem! Mas nem tudo é 1000 maravilhas, como qualquer coisa boa, nada vem fácil e um pensamento desse tipo pode acabar com um país a longo prazo. Mas nem todas as áreas de funcionários públicos é assim e por isso temos que diferenciar o Joio do Trigo. Vamos por partes e deixarei aqui no Blacksheepglasses todos os concursos que considero relevantes, algumas dicas de como passar neles e também aqueles que considero inúteis e que por isso devem ser reformulados urgentemente.

Vou primeiro falar aqui daquele que mais desprezo, que é o ENEM, o exame nacional do ensino médio, aquele que tem o objetivo de unificar todas as provas de vestibular e assim conseguir definir o destino de jovens de 17 e 16 anos para sempre definindo qual faculdade eles vão acabar indo. Levando em consideração que o ENEM é feito MEC, órgão publico, podemos considerar que é um concurso publico sim e também é por ele que alunos vão entrar em faculdades publicas. Na verdade o ENEM é o maior concurso publico do mundo com milhões de participantes todo ano.

ConcursosPublicos-imagemO INSS é um concurso publico que aparece de vez em quando e é muito importante para os concurseiros de plantão. Realmente trabalhar com a previdência não é função fácil e uma prova difícil deve ser realmente aplicada para poder selecionar os melhores candidatos. Nesse caso não acho o concurso tão ruim, mas acredito que deveria haver outra fase para seleção como prova oral que considerasse também outros critérios como psicológicos para que eles possam avaliar se o candidato esta ali só pelo dinheiro ou pode cumprir uma função boa como funcionário publico, de fato se ele é ou não um sociopata. A grande maioria dos concurseiros precisa somente saber o que estudar concurso INSS e por isso focam apenas na decoreba, então o melhor em decorar coisas acaba levando a vaga…

Outros casos, que nem precisam ser incluídas no processo de concurso publico, mas que dependem de um órgão publico é o de advogados que precisam se atualizar, isto é, tudo que eles aprenderam na faculdade e foi o responsável por eles conseguirem passar no exame da ordem da OAB esta desatualizado e por isso eles precisam estudar novamente para continuarem exercendo sua profissão. Vamos ao maior exemplo de todos, que é o caso do novo código de processo civil comentado, imagine que o novo cpc pode ser interpretado de diversas formas e cada vez que é atualizado são pelo menos 3 interpretações grandes diferentes, para mim isso é mais complexo que o alcorão.